A Nutrição Funcional é uma maneira ativa de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas e complexas, identificando e corrigindo os desequilíbrios que geram as doenças.

Hipócrates, o pai da medicina moderna chamava as doenças de desequilíbrio, pois elas ocorrem devido à falta de qualidade dos Alimentos, do ar, da água, dos exercícios (sedentarismo) e das alterações emocionais pelas quais passamos.

A Nutrição Funcional considera a sinergia entre todos os sistemas do corpo, incluindo a relação que existem entre o físico e emocional.

Princípios:

Individualidade bioquímica: este princípio irá levar em consideração as necessidades individuais, bem como os sinais e sintomas apresentados. Não podemos esquecer que grande parte do que somos depende do meio ambiente e que podemos apresentar as necessidades e as carências de acordo com o ambiente em que estamos.

Centrado e Único: cada um é abordado como um todo e formado de um conjunto de sistemas que se inter-relacionam e que sofrem influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares, história individual de patologias e uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física. A Nutrição Funcional é feita para buscar o equilíbrio saudável e não apenas a ausência de doenças.

Equilíbrio: se torna importante a oferta de nutrientes em quantidades adequadas e em equilíbrio com todos os outros, para que haja uma melhora na absorção e aproveitamento pelas células.

Interligados: todas as funções de nosso corpo estão interligadas. A Nutrição Funcional considera a inter-relação mútua de todos os processos bioquímicos internos de forma que um influencia no outro gerando desordens que abrangem os diversos sistemas.

Para Reequilibrar o Organismo temos que corrigir as causas ao invés de apenas atacar os sintomas.

Saúde como vitalidade positiva: saúde não é meramente a ausência de doenças e sim o resultado de diversas relações positivas entre os sistemas orgânicos, por isso devemos analisar os sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais que podem estar nas bases dos problemas apresentados.

Adaptado por Antonio Carlos de Lima

Fonte: www.maribel.com.br