Fitoterapia pode ser definida como a ciência que trata dos problemas de saúde utilizando os vegetais. O primeiro manuscrito conhecido sobre o assunto é o chamado Papiro deEbers, que leva o nome do egiptólogo que o descobriu em Luxor e o traduziu.

Esses manuscritos são anteriores a 1.500 anos A.C., o que demonstra que o faraó Ramsés I e seus contemporâneos já conheciam e faziam uso medicinal dos vegetais.

Neste manuscrito estão detalhadamente descritas centenas de plantas medicinais e os métodos para a sua utilização no combate às enfermidades. Algumas espécies, aliás, são de uso popular até os dias de hoje, tais como a papoula, o meimendro, a scilla marítima e a sene.

No ano de 280 A.C., inicia-se o período de Hipócrates, considerado "o pai da medicina", com a publicação da "Corpus Hippocraticum", consagrando a existência da terapia com os vegetais.

Mais tarde, adquiriram-se novos conhecimentos acerca das substâncias químicas extraídas dos vegetais, como o quinino, cafeína, colchicina, codeína, teobromina, cocaína, efedrina, teofilina, isolou-se a morfina, a estricnina e a emetina. E, mais recentemente, a ergotamina, vinblastina e vincristina, bem como a digitalina, ou abaína e a artemetina.

Desse modo, a partir do início da sintetização de substâncias de estrutura química definida e de ação farmacológica conhecida, iniciou-se um ciclo declinante para a Fitoterapia, com a redução da prescrição médica de produtos vegetais.

Renascimento da Fitoterapia

As plantas medicinais foram praticamente esquecidas, cedendo lugar às drogas sintéticas, com ênfase maior no início da década de 50 até o final dos anos 70.

Na década 80, porém, houve um crescente interesse pelos fitoterápicos. Grandes pesquisas direcionaram com entusiasmo vultosos recursos, tanto governamentais como de iniciativa privada, para a pesquisa de propriedades curativas das plantas medicinais.

Multiplicaram-se na imprensa informações sobre as vantagens da fármaco-botânica.

Desde então a busca pelo aperfeiçoamento da qualidade tem sido cada vez maior, visando sempre o bem-estar e a saúde.

No Brasil, desde março de 2004, a Anvisa estabeleceu regulamentação para garantia da qualidade dos medicamentos fitoterápicos para o consumidor.

Os papiros de Ebers

Fonte: www.asmabronquica.com.br
Faculdade de Farmácia-UFG - Revista Eletrônica de Farmácia, Goiânia, GO, Brasil.
Antonio Carlos