A sucralose é um adoçante não calórico, fabricado através de um processo patenteado de passos múltiplos, o qual substitui seletivamente três grupos de hidróxilos na molécula do açúcar por três átomos de cloro.

O cloro está naturalmente presente em muitos dos alimentos e bebidas que comemos e bebemos todos os dias, desde a alface e cogumelos até o sal de mesa.

Esta alteração produz um adoçante sem calorias e que, no entanto, é 600 vezes mais doce do que a sucrose. E o melhor de tudo, a sucralose tem o mesmo sabor do açúcar tradicional.

A sucralose possui um sabor límpido, rapidamente perceptível e doce que não deixa um sabor posterior desagradável. A sucralose não é utilizada para produzir energia no organismo, dado que não é decomposta como a sucrose. Ela passa rapidamente pelo nosso organismo, quase inalterada.

A sucralose foi extensamente testada em mais de 100 estudos ao longo de um período de 20 anos e descobriu-se que possui um excelente perfil de segurança e que é um ingrediente extraordinariamente inerte.

Pode ser utilizada por qualquer pessoa, incluindo mulheres grávidas, mulheres a amamentar e crianças de todas as idades. Nenhum subgrupo populacional foi excluído da utilização de sucralose.

A sucralose é também adequada a pessoas diabéticas uma vez que a investigação demonstra que a sucralose não tem qualquer efeito sobre o metabolismo dos hidratos de carbono, controle de glicose no sangue a pequeno ou longo prazo ou secreção de insulina.

A sucralose retém a sua doçura ao longo de um grande intervalo de temperaturas e de condições de armazenamento ao longo do tempo. Devido a sua estabilidade, os fabricantes alimentares podem utilizá-la para criar um grande número de alimentos e bebidas muito saborosos em categorias como fruta enlatada, bebidas de frutas de baixo teor calórico, produtos cozidos, molhos e xaropes.

A sucralose também pode ser utilizada como adoçante em suplementos dietéticos e alimentos para uso médico.

Fonte: Sucralose Brasil.org

Antonio Carlos de Lima
Ciclo Alimentar