Atualmente são consumidos mais de um bilhão de xícaras de chá verde em todo o mundo! É o chá mais consumido pela humanidade.

Além da tradição popular no uso do Chá Verde, as informações aqui contidas estão baseadas em inúmeros trabalhos científicos elaborados pelas mais importantes universidades da China, Japão, Estados Unidos e Europa, visando conhecer a composição química e as propriedades terapêuticas, varredouras de radicais livres e desintoxicantes do Chá Verde.

Qual a composição química do Chá Verde? A credibilidade e a fama estão em sua composição química. O chá verde é rico em bioflavonóides. As catequinas são as principais fontes de bioflavonóides.

Possui, também, carotenóides (fonte natural de vitamina A), tanino, vitamina C, cálcio, potássio, fósforo, flúor e vitaminas do complexo B. Quais são as propriedades do Chá Verde? Por sua riqueza em bioflavonóides é um dos poucos chás com múltiplas propriedades, pois age em todo o organismo.

As principais propriedades são:

Câncer - o bioflavonóide mais destacado do chá verde (EGCG) é um dos antioxidantes mais potentes que se conhece, sendo 25 vezes mais potente que a vitamina E em proteger as células dos danos causados pelo câncer, além disso, bloqueia a enzima necessária à apoptose, impedindo o crescimento do tumor.

Intestinos - protege e renova a flora bacteriana, mantendo-a saudável, eliminando fungos, vírus e bactérias.

Fígado - melhora a absorção de nutrientes e protege de toxinas do álcool, cigarro, etc.

Pulmões - promove um relaxamento na musculatura dos brônquios facilitando a respiração dos asmáticos.

Sistema Cárdio-circulatório - favorece a fluidez do sangue e a eliminação de gordura prevenindo a arteriosclerose. Contribui para regular a pressão arterial.

Diminui em 25% a chance de se sofrer um infarto.

Reduz em 30% a chance de um derrame na terceira idade.

Sistema Ósteo-articular - ao dissolver depósitos indesejáveis de uréia e ácido úrico nas articulações, previne artrite, reumatismo e favorece os movimentos.

Sistema Imunitário - por sua riqueza em bioflavonóides reforça a atividade imunitária, prevenindo gripe, resfriado, rinite, alergia e processos inflamatórios infecciosos.

Sistema Neuro-hormonal - ao melhorar a fluidez do sangue, o chá verde favorece melhor aporte sanguíneo ao cérebro, o que melhora a nutrição cerebral. Essa melhor nutrição elimina radicais livres, toxinas e metais tóxicos, contribuindo para prevenir doenças demênticas, degenerativas neuronais e protegendo a atividade intelectual e hormonal.

Fumantes, usuários de bebidas alcoólicas, refrigerantes, fast-food, doces e alimentos gordurosos terão no Chá Verde um dos maiores aliados para desintoxicar o organismo, melhorar a digestão e adquirir disciplina para mudar maus hábitos alimentares e de vida.

Ambiente Insalubre - o uso do chá verde é ótimo agente desintoxicante, protetor e revitalizante do organismo de pessoas expostas a campos magnéticos no dia-a-dia.

Fonte: www.manavida.com.br