O chá é a bebida não-alcóolica mais consumida no mundo. A maior parte dos chás é produzida e consumida na Ásia, mas os europeus, principalmente os ingleses, e os americanos, são também grandes consumidores. As regiões de cultivo do chá são principalmente Índia, China, Japão, Sri Lanka, Taiwan e Indonésia, a partir de um arbusto da família camellia.

Assim como o café, os chás de melhor qualidade são cultivados à sombra em grandes altitudes, e as folhas mais puras são colhidas dos ramos mais novos e dos brotos de folha, que também contém os níveis mais altos de fenóis, enzimas e cafeína.

Existem três tipos principais de chá: preto (indiano), verde (japonês e chinês) e oolong(preto chinês). O chá preto, preferido nos países ocidentais, é produzido pela secagem e fermentação das folhas para transformar os fenóis sem sabor e sem cor na substância adstringente e pigmentada do ácido tânico. O chá verde, preferido nos países asiáticos, é colocado no vapor e não é fermentado. O chá oolong passa por um processo que é uma combinação dos processos dos chás verde e preto.

O chá verde é rico em vitamina K, um nutriente necessário para a coagulação sanguínea. O limão empresta um sabor refrescante e vitamina C.

Benefícios à Saúde

Um estudo recente descobriu que o risco de derrame cerebral foi reduzido em 70% nos homens que bebiam 5 ou mais xícaras de chá preto por dia. Os pesquisadores acreditavam que o efeito provinha dos BIOFLAVONÓIDES, pigmentos vegetais relacionados à proteção contra ataques cardíacos, câncer e outras doenças. Há muitos tipos de bioflavonóides, mas os pesquisadores acreditam que os efeitos de proteção são provenientes de suas propriedades ANTI-OXIDANTES. Essas substâncias podem proteger contra derrame cerebral de duas formas: reduzem a capacidade de formação de coágulos das plaquetas, o motivo da maioria dos derrames cerebrais; e impedem algumas lesões arteriais causadas por radicais livres, as moléculas instáveis liberadas quando o organismo queima o oxigênio. Embora o chá verde também seja rico em bioflavonóides, o alto teor de vitamina K pode compensar as propriedades anticoagulantes.

As teofilinas presentes no chá dilatam as vias aéreas pulmonares e descobriu-se que podem ajudar alguns pacientes de ASMA e outras doenças respiratórias a respirarem mais livremente.

Os taninos, encontrados no vinho e no chá, são substâncias que ligam a superfície das proteínas na boca, produzindo uma sensação de enrijecimento e de líquido encorpado. Elas também ligam e incapacitam as bactérias formadoras de placa na boca, podendo ter um efeito anti-séptico benéfico nas pessoas com tendência a problemas dentários.

O fluoreto do chá, especialmente do chá verde, também protege contra a cárie.

Resumo de benefícios:

  • Bebida estimulante, quase sem calorias;
  • Contém antioxidantes e bioflavonóides, que podem reduzir o risco de câncer, doenças do coração e derrame cerebral;
  • O chá verde é rico em vitamina K;
  • Os taninos podem fornecer proteção contra a cárie;
  • Os chás de ervas não têm cafeína;
  • Tem efeito diurético.