1 - Para uma Alimentação Equilibrada você pode dividir suas refeições ao longo do dia em 3 refeições principais e 3 lanches entre elas. Desta forma aumentamos o trabalho intestinal e o gasto de energia para digerir. Os pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que o estômago dilatado vá voltando aos poucos ao normal.

2 - Você deve se Alimentar em lugares tranqüilos e sem pressa, mastigando pelo menos trinta vezes cada garfada, pois dessa maneira vai se sentindo saciado e ingerindo gradativamente menos Alimentos.

3 - Inicie a Alimentação com as saladas cruas que contém fibras e ajudam a tirar a sensação de fome; caso após a refeição principal ainda sinta fome, coma mais uma porção de salada e evite repetir os pratos quentes.

4 - Procure não beber durante a Alimentação, pois as bebidas, principalmente as gasosas, dilatam o estômago.

5 - Beba bastante água entre as refeições, ela vai ajudar a limpar o organismo e manter as suas funções normais.

6 - Procure diminuir o consumo do açúcar e aumentar o consumo de fibras. Lembre-se que o açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à nossa saúde, enquanto que as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome.

7 - Procure consumir os produtos lights ou desnatados, pois esses contém menos calorias. Troque queijos amarelos (prato, muzzarela, provolone e requeijão) por queijos magros (ricota, cottage e queijo branco).

8 - Procure consumir carnes magras e peixes assados, cozidos ou grelhados, sempre com pouco ou nenhum óleo.

9 - Controle o consumo de massas, cereais, pães e doces (fontes de carboidratos).

10 - O exercício físico moderado, com orientação e supervisão de um profissional, acelera a queima de gordura armazenada e auxilia na redução de peso, pois acelera nosso metabolismo.

11 - Evite fazer exercícios com o estômago cheio pois a energia necessária para fazer a digestão será desviada para a atividade física.

12 - Evite dormir logo após se Alimentar, nem coma Alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

Adaptado por Antonio Carlos de Lima
Fonte: www.portalnoivas.com.br